Colaboradores

Danilo Castro é ator, formado no Curso Superior de Tecnologia em Artes Cênicas, do IFCE e estudante do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). No campo do Jornalismo tem experiência com webwriting, revisão, reportagem, radiojornalismo, social media management e assessoria de imprensa. Nas artes dramáticas, atua em espetáculos como "O Pagador de Promessas" de Dias Gomes, "Revoar", inspirado na peça "Esta propriedade está condenada" de Tenessee Williams e “Uma rapadura, 3 atores & uma História” no qual é autor, diretor e faz parte do elenco. Danilo também atuou no espetáculo “Cearense por Opção”, da Seara da Ciência – UFC. Na televisão, trabalha com vídeos institucionais e comerciais. Em 2009, Danilo fez parte do elenco da novela portuguesa Morangos com Açúcar VI, da TVI. No cinema, atuou em produções como os curtas “Deu ímpar”, "Ficando por Dentro", dentre outros. Além de se dedicar à pesquisa sobre Teatro Pós-Dramático (Lehmann) e Teatro Épico (Brecht) o ator e estudante de jornalismo também se dedica ao trabalho com a literatura alternativa, publicando continuamente críticas teatrais, contos e crônicas em seu blog.




Andrei Bessa é formado no curso Superior de Artes Cênicas pelo IFCE (Instituto Federal do Ceará). Diretor e ator, participa do coletivo artístico Cambada e do GPET. Entre seus trabalhos de teatro, destaca-se como diretor dos espetáculos "à2", "Quem tem medo do escuro?", "Revoar" e "A Mesma História"; e como ator em "Cearense por opção", "Jeu Rouge", "Controle" e "Apocalipse". Acumula prêmios de melhor diretor pelos esquetes "A Mesma História" e "No Ringue", como melhor texto por "Dragão do Mar" e como ator coadjuvante por "No Ringue". Em audiovisual, é co-roterista dos curtas: "DèjáVimos" (além de co-diretor), "Ninja Animal" e "Projeto Y". Andrei ministrou o módulo de “Interpretação” no CITA (Curso de Iniciação Teatral da cia Acontece) em 2008 e 2009, é bolsista em teatro na Seara da Ciência na Universidade Federal do Ceará, seu artigo foi premiado no XVIII Encontro de Extensão da UFC na categoria "pedagogia". Está concluindo o curso de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda, pela UFC.

Silvero Pereira é ator, diretor, artista plástico e concludente do Curso Superior de Tecnologia em Artes Cênicas do IFCE. Começou a sua carreira em 1998, na Cia Dionisyos de Teatro com direção de Paulo Ess. Dentre seus espetáculos como ator estão "Filé Com Fritas ao Vinagrete“, "O Rei Que Não Sabia Ler", "O Suicida", "Ray Tex" e "Meu Admirador Secreto”, todos com direção de Paulo Ess; com exceção do último que teve como diretor o Autor e Pesquisador Fernando Lira. Em 2000 ingressa para a CIA LUA de Teatro, onde atuaria nos espetáculos "Rosa Escarlate, "Dominus Tecum" e " Não Confirmo Nem Duvido", todos com direção de Ueliton Rocon. No mesmo ano fundou o Grupo Parque de Teatro, por meio da Fundação Parque de Formação Integral do Tapuio na cidade de Aquiraz, onde desenvolve ainda hoje um trabalho social e voluntário com crianças e jovens usando a arte como mecanismo educacional e social. Com o Grupo Parque de Teatro realizou a montagem dos seguintes espetáculos : “O Destino a Deus Pertence” (2002), “O Mistério da Cascata” (2004), “Muito Barulho Por Nada” (2005) e “Conte Lá Qu´eu Conto Cá!” (2007). Ainda em 2005, pelo mesmo grupo estréia o solo “Uma Flor de Dama” , tendo sua direção, texto adaptado, interpretação, cenário, figurino, maquiagem e sonoplastia.Com este solo participou atualmente de mais de 16 festivais por todo o Brasil (CE, PE, PA, DF, RN, BA, MG, ES). Em 2006 atuaria em “Dorotéia”, com direção de Herê Aquino, pelo Grupo Expressões Humanas. E no período de 2001 a 2004 atuaria no Grupo Bagaceira de Teatro nos espetáculos: “Os Brinquedos No Reino da Gramática” (com direção de Renata Gomes), “Ano 4 D.C.” e “Engodo” (ambos com direção de Yuri Yamamoto). Atualmente é integrante e encenador do Grupo 3x4 de Teatro, de Fortaleza-CE onde dirigiu as esquetes:“As vivas cores da ilusão”, “Para Sempre Fiel” e “Confissões Entre Paredes”, atuando nesta última; e diretor dos espetáculos “As Rosas”, “Aniversário de Casamento”, “Curtas nº 1” e “Curtas nº 2”. Além de ser diretor do espetáculo “Tudo o que eu queria te dizer” da Cia. Lai-tu de Teatro (Fortaleza) e estreado recentemente o terceiro trabalho de sua pesquisa sobre o universo das travestis cearenses com o título de “Engenharia Erótica – Fabrica de Travestis” com o Grupo Parque de Teatro. Em 2010 estreou no espetáculo “S./A. Sociedade Anônimna” Produção do Grupo 3X4 de Teatro; o Solo “DEPOIS DO PONTO”, “Mixórdia – Encontro Desordenado de Fragmentos” no Curso Princípios Básicos de Teatro, do qual é professor.


Juliana Maia é atriz, graduada no Curso Superior de Tecnologia em Artes Cênicas do IFCE, e cantora profissional. Em 2005 morou por 6 meses na China cantando junto ao grupo de dança Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza. Na volta entra para a Cia. de Dança Clayson Viana, aprimorando-se na dança folclórica e participando de algumas mostras e festivais na área. Em 2007 viaja a trabalho para Sardenha, Itália com a banda Tropa de Choque. Na volta, forma-se no curso de de música Musicart do Conservatório Alberto Nepomuceno e passa a fazer parte do grupo Os Saltimbancos, o musical apresentado pelos coralistas e alguns atores da escola. Em 2008, vai à Espanha para apresentação de show brasileiro com o grupo Balança Brasil, por quatro meses onde, dessa vez, dançou e cantou. E em 2010, participa do espetáculo O Pagador de Promessas de Dias Gomes, dirigido por Fernando Lira. Saltimbancos, espetáculo pelo qual ganhou o Prêmio Balaio de atriz revelação em 2011.


Felipe Sales é baiano, radicado em Fortaleza desde 2000. Iniciou na vida teatral em 1996, em Itabuna, Bahia, sendo membro do Grupo de Teatro Vozes. É formado no Curso Superior de Tecnologia em Artes Cênicas pelo IFCE. Felipe se dedica à pesquisa das Ações Físicas de Stanislavski como membro do grupo de pesquisa ministrado pelo ator, professor e pesquisador Danilo Pinho. Suas principais montagens foram: Alvorada Grapiúna (1996), A viagem do barquinho de papel (1996), O homem, a mulher e a flor (1998), Aqueles que São (1999), Ikebana (2009), Você Não Consegue Parar (2010). Em 2011, Felipe estreou no cinema com o longa “Homens com cheiro de flor” de Joe Pimentel. Felipe também é gestor cultural e tem experiência na área de produção teatral.

Ana Paula Prudêncio é atriz formada em Artes Cênicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Atuou em montagens como “O Pagador de Promessas” e “Resignificações”. É arte educadora em algumas escolas do município de Fortaleza e integrante deste 2008 do grupo de pesquisa do ator, diretor e professor Danilo Pinho: A Poética da Transição no Teatro e as Escalas do Movimento na Técnica do Ator. No Coletivo Cambada integra o elenco de “Otelo”.



Walmick Campos é ator graduado no Curso Superior de Artes Cênicas do IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará), onde hoje cursa Licenciatura em Teatro. É membro do Coletivo Cambada, e dentre seus trabalhos em teatro destaca-se "Quem tem medo do Escuro?", "Controle", "Apocalipse", "A Casa" e "Ana Terra". Em 2009 teve uma vivência em Holstebro (Dinamarca) com o Odin Theatre e Eugênio Barba, na Odin Week. Dentre os prêmios que acumula, destaca-se o como ator coadjuvante no Prêmio Balaio Melhores do Ano de 2009 por "Apocalipse" e melhor ator pelos esquetes "No Ringue" e "Princesa Harmonia", no Festival Bilu&Bila de 2007. Em audiovisual, é diretor e roteirista do curta "Ninja Animal", produtor de arte do curta "Em Trânsito" e ator em "Bezerra de Menezes". Em 2009 foi bolsista do Programa de Intercâmbio Acadêmico da Universidade de Fortaleza(Unifor), cursando Audiovisual na Universidade de Salamanca (Espanha). É graduado em Comunicação Social pela Unifor.