Espetáculo Revoar


Apresentação

Em Revoar, livremente inspirado em Essa Propriedade está Condenada, de Teneessee Williams, o Gpet apresenta a história de uma menina que atende pelo nome masculino Willie, e Tom, um garoto um pouco mais velho. Ambos conversam e refletem sobre suas vidas, descobrindo de maneira infantil, as complexidades das suas histórias e experiências. O espetáculo versa sobre a exploração e violência sexual contra crianças de maneira poética e combativa.

Por que refletir sobre o tema?

De 2003 a 2006, segundo a Secretaria Especial dos Direitos Humanos, foram registradas cerca de 5.000 denúncias de abuso sexual infantil e 4.000 denúncias de exploração sexual comercial infantil. O Ceará aparece em 6º lugar, com 1.124 casos. Já São Paulo aparece com 1.959 denúncias - ficando em 1º lugar.

Por mais alto que este número se revele, sabe-se que é apenas a “ponta do iceberg”, pois muitos dos casos acontecem no ambiente familiar ou ambientes que deveriam ser de confiança. Desse modo a vítima, por medo da reação da sociedade, omite os abusos e grande parte dos casos não vem à tona.

O espetáculo possui uma abordagem maior para a exploração sexual infanto-juvenil. Em 2005, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos denunciou a comercialização sexual de crianças e adolescentes em 927 municípios brasileiros (um sexto de todos os municípios) e há a estimativa de que cem mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente. A região que mais apresenta casos ainda é o Nordeste, com ocorrências em 289 cidades. Mas as regiões Sul e Sudeste, que concentram a maior parte da riqueza nacional, tiveram ocorrências em 402 cidades (de todos os estados, o primeiro é São Paulo, com 93 cidades, e em seguida Minas Gerais, com 92).


Referências

Além de ter o texto de Tennessee Williams como grande inspiração, buscamos outros elementos que ajudam a nos comunicar com o público. Um dos mais importantes é a música Passarinho, da cantora paulista Tié, pois é um reforço para a concepção do espetáculo e retrata o estado de espírito da personagem central e suas motivações, como em “E decidi que a vida logo me daria tudo / Se eu não deixasse que o medo me
apagasse no escuro”.

A exposição Iracemas, Morenos e Coca-Colas do artista plástico cearense Descartes Gadelha, o curta/documentário cearense As Meninas de Rosemberg Cariri e os filmes Anjos do Sol (2006, Brasil), O Lenhador (2004, EUA), Menina Má.com (2005, EUA) e

Dúvida (2008, EUA) foram instrumentos que serviram para aprofundar nossas análises e a discussão que propomos. Porém há outras obras que são referência e não tratam necessariamente sobre exploração sexual.

A partir de pistas que o texto de Williams propõe, deixamos uma dúvida: a protagonista (Will) realmente vivenciou tudo que narra ou são apenas alucinações de uma adolescente querendo atenção? Para esse efeito, nos inspiramos em clássicos do cinema, como: Casa Blanca (1942), A Malvada (1950), Dama das Camélias (1936), Bonequinha de Luxo (1961), entre outros.

Casa Blanca entra para evidenciar o sonho da protagonista em possuir um romance digno de cinema, sobretudo com o final clássico de despedida. A Malvada serve para evidenciar a relação que Will possuía com sua irmã, Alva. Já os outros filmes, além de possuírem uma temática semelhante, servem de referência à admiração da personagem pelas atrizes principais, Greta Garbo e Audrey Hepburn.

Ficha Técnica

Livremente inspirado em "Esta Propriedade Está Condenada" de Teneessee Williams
Direção de Andrei Bessa
Danilo Castro e Raíssa Starepravo no elenco
Cenário de Walmick Campos
Fotos de Luciana Gomes, Mateus Rocha e Walmick Campos
Orientação Vocal de Aldrey Rocha

Revoar nas Redes Sociais

Orkut
Twitter
Formspring
Fotos
Vídeo
Clipping